27 novembro 2014

Felicidade de quem faz música!

                                              Ei pessoal, tudo bem com vocês? 
Sei que dessa vez eu realmente sumi, mas é por uma boa causa. Estudar, fazer trabalhos e ensaiar para apresentações não é fácil, mas é feliz e vale a pena. Como alguns sabem, sou estudante de música, pretendo seguir carreira no canto Lírico, mas ainda não sou uma profissional, mas como o importante é fazer música, sentir música, amar música, e se emocionar ao ouvir música, hoje vou escrever um texto que retrata aquilo que um músico ou musicista sente ao tocar, ensaiar e estudar musica, independentemente de ser profissional ou não, tocar em grandes grupos ou não, ou grandes bandas, porque como eu já disse, o importante é fazer música e amar música.


Procura partitura, pesquisa repertorio, arruma o instrumento, pratica, passa madrugadas em claro tentando memorar a canção perfeita e tornar a imperfeita em esplendida. 
Quando fecho os olhos, consigo visualizar claramente  a soprano com a mais impecável postura fazendo vocalizes, o pianista debruçado sobre o piano lutando para executar o acorde, o violonista com os dedos cansados de tanto dedilhar, e são nesses momentos que vejo o cansaço começando a chegar. O desanima é persistente, ninguém consegue atingir a afinação correta. Um momento de pausa, e mais uma vez estão de volta aos ensaios, aos estudos, aos prelúdios. 
O cansaço finalmente o vence, mas é por pouco tempo.
No dia seguinte, acorda com força total, disposto a ensaiar, dar o sangue e soar para fazer perfeito, para fazer música, para fazer com o coração. 
Mais um dia de ensaios árduos, e finalmente a música atinge o nível esperado. 
Chega o dia da apresentação, e o coração bate acelerado, o sorriso está estampado no rosto, as mãos soam mais do que um chuveiro aberto, a ansiedade é grande porque independente do tamanho da plateia, aquilo é importante, aquilo é o sonho, é o amor, é a música, é tudo pelo que sempre lutou. O momento de subir no palco, é o ápice da agitação, o momento de concentração a hora da paixão ser colocada a prova (tudo junto e misturado), é uma torrente de sentimentos que só coração de músico entender.
A canção começa a ser executada, a plateia se concentra, o músico se apresenta, a canção encanta, e quem escuta se apaixona.
Quando o músico, pianista, violonista, flautista e todos os outros atinge aquele grande momento esperado da música cantada, a nota mais aguda, o vibrato calculado, o tremulo ensaiado, corações vão a delírio, quem está em cima do palco se enche de alivio. 
Se as pessoas que escutam, sejam muitas ou sejam poucas se sentem felizes ao ouvir a canção executada com perfeição e alegria, quem faz o espetáculo acontecer se vê realizado, com o coração extasiado, e os olhos cheios de lagrimas.
Quem faz a música acontecer esquece dos momentos de tristeza, das horas de fracasso, dos dias de desafinação e das madrugadas em claro. Quem faz a música acontecer sente o coração vibrar, deixa o sorriso se escancarar e os olhos ficam a brilhar.
Quem vê o músico em cima do palco não sabe o que ele passou para chegar ali. E quando ele olha com olhar de apaixonada para a multidão que o aplaude ou para um único espectador que lhe lança um sorriso é o mais puro e belo sinal de paixão por aquilo que foi feito. No momento em que a canção for finalizada e o cantor olhar com olhar de apaixonado, acredite, ele realmente está. E quando parecer que ele está vendo o primeiro amor em sua frente, acredite, ele está.
A execução de uma canção é a melhor prova de amor que o músico pode dar. Um dos maiores sentimentos de satisfação é escutar sua própria afinação. 
A melhor coisa que um músico pode sentir é fazer música com amor.
E porque tudo isso? 
É porque música, é simples e puramente amor!


Eu tentei, confesso que tentei expressar tudo o que a música representa para um músico, tudo o que é importante e o que a música é para nós, mas ainda assim, acho que não conseguir fazer justiça a tudo o que a música tem de importante e encantador. 
Por hoje é só. Espero que tenham gostado. Logo volto com mais postagens!
Beijos!
Abraços!

2 comentários:

  1. Lindo texto, feliz natal e agora feliz ano novo neé? Prospero 2015 pra você ♥

    http://sinceramenteclarablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Diga o que acha, e ajude a transformar o blog a cada dia.