03 janeiro 2015

A origem dos nomes das notas musicais.

A origem das notas musicais.

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Então essa é a primeira postagem do ano sobre música, eu sinceramente espero que todos vocês gostem. Como vocês já devem estar acostumados, eu sou estudante de música, e nunca me canso de falar isso (hahhaha a sensação é muito boa), hoje, eu vou partilhar com vocês a origem dos nomes das notas musicais. Vocês vão ver que é algo bem interessante de se saber, pois muita gente sabe falar as famosas notinhas, DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LA e Si, mas não fazem a mínima ideia de onde, e como as notas surgiram. Então, espero que gostem.

Hino a São João Batista.

Nos livros de teoria músical, e em todo lugar nos quais pesquisarmos consta que Guido D’arezzo, um importantíssimo músico do século XI, nomeou as notas musicais sando a primeira silaba de cada frase do Hino a São João Batista.
Aqui a foto do Hino, para que vocês entendam:







 Aqui a baixo deixo para vocês o significado e a forma como as notas foram denominadas.



Pessoal, as imagens foram tiradas do livro : Curso completo de teoria Musical e Solfejo, elaborado por : Belmira Cardoso e Carlos Mascarenha. Por tanto as informações são completamente seguras.


Por hoje é somente isso queridos, espero que tenham gostado. Abraços e até a próxima. 

2 comentários:

  1. Que legal!
    De verdade, achei o post super interessante!
    Adoro música! E nunca tinha parado pra pensar na origem das notas!
    Show de bola!

    Beijos,
    Renatinha Araújo.

    .::GLAMOUR FEMININO::.
    Blog | Twitter | Facebook

    ResponderExcluir
  2. Oi flor, tudo bem com você??

    Como foi de Ano novo?? Espero que bem... Que seu ano seja recheado de músicas e leituras maravilhosas... e que seus projetos e objetivos sejam alcançados...
    É sempre bom sabermos mais um pouco da origem da música e das notas musicais... eu sou bem leiga nesse assunto e mal conheço a parte teórica do assunto... eu gosto de música instrumental... as vezes é bom só ouvir a melodia... Gostei muito da postagem... Xero minha linda...

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Diga o que acha, e ajude a transformar o blog a cada dia.