22 março 2015

Características do Som

Olá meu querido tudo bem com vocês? É com muita alegria que hoje eu trago para vocês uma pequena postagem para ajuda-los a entender alguns elementos básicos do som.



Todos os sons que nós escutamos, é causado por algum tipo de vibração, que se propagam no ar e são espalhadas em todas as direções. As notas músicas, possuem altura, duração, intensidade e timbre definidos, enquanto, os barulhos não possuem anda disso definidos. Ainda assim, o barulho também tem muito a ver com a música, pois existem muitos instrumentos de percussão que não possuem altura definida, como os pratos e os tamborins, as vibrações que eles produzem são irregulares, por tanto esses sons podem ser classificados como “barulho”.

As três principais características da música são:
  1. ·         Altura - é o que define os sons graves e agudos.
  2. ·         Volume - são os sons fortes e fracos.
  3. ·         Timbre - a coloração do som, é como se fosse a identidade de cada tipo de som.



Basicamente é disso que se trata as características do som. Aqueles sons bem agudos, que costumamos chamar de “fininhos” são os mais altos, e aqueles sons bem graves, que costumamos chamar de “grosso” são os graves.
E o volume, quando pensamos em volume, sempre pensamos em sons altos e baixos, mas nada disso, o VOLUME que também pode ser chamado de intensidade, define os sons fortes e fracos. 
O timbre é aquilo que nos permite diferenciar o som de uma voz de outra, o de uma soprano para o som da voz de um tenor, ou o som de uma bateria de um violino. O timbre é basicamente a identidade de cada som.

Então leitores, amigos e seguidores, por hoje é só. Essa postagem foi feita para que vocês tenham uma pequena ideia do que são os sons que escutamos. E lembrem-se eu sou apenas uma estudante de música, ainda não tenho super’s conhecimentos na área. E para se aprofundarem no assunto, basta procurarem uma escola de música, e começarem a aprender a fazer essa coisa maravilhosa que tanto nos alegra.
Beijos!!!

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Sinceramente Sefora, eu gostei do post, nem fazia ideia dessa diferenciação, e realmente volume pra mim tinha a ver com alto e baixo ... Gostei de saber disso ;;;

    Bjks flor!
    My

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente a sua iniciativa em em divulgar essa matéria tão importante relacionada à música.
      Eu, embora "persiga" há quase 60 anos, preciso ser lembrado sobre as principais características do som e outras informações relacionadas a esta divina arte.
      Interessante, mesmo. Continue!

      AIMORÉ BATISTA.
      - Restaurador, Ténico e Afinador de Pianos;
      - Revendedor Fritz Dobbert e Kawai (pianos novos e seminovos);
      - Revendedor de cordas e bordões para pianos; e,
      - Instrumentista Musical (piano, violão...)
      (85) 9972 7779 - 8508 1323
      Fortaleza (CE).

      Excluir

Seu comentário é muito importante para mim. Diga o que acha, e ajude a transformar o blog a cada dia.