28 julho 2015

O que é um orquestra?



O que é uma orquestra?

Uma orquestra é basicamente um grupo de músicos que tocam em conjunto. As orquestras clássicas tiveram origem na Europa durante o século XVI, onde sua principal função era tocar nas cortes, para os nobres. Uma das formas de demonstrar riqueza era empregar muitos músicos, o que ocasionou o crescimento das orquestras.
No final do século XVIII as orquestras tinham cerca de 10 instrumentos e 50 músicos.
No final do século XIX e principio do século XX a orquestra para satisfazer as exigências dos compositores teve que ser aumentada enormemente chegando a ter cerca de 20 instrumentos e 100 músicos. Por volta de 1910, entretanto, certos compositores começaram a escrever para orquestras menores, formadas então, por um copo de cordas, um ou dois instrumentos saídos das madeiras e dos metais e dois músicos que ficavam encarregados de uma rica parte percussionista. Alguns compositores do século XX têm experimentado novas sonoridades e novas técnicas, usando instrumentos recentemente inventados, descobrindo sons novos em instrumentos tradicionais e, algumas vezes, através do emprego de variadas técnicas eletrônicas, explorando interessantes meios que modificam a sonoridade orquestral.
Uma orquestra é dividida em NAIPES, esses Naipes são grupos nos quais os instrumentos são divididos. Que são os seguintes:



Cordas: Violinos, Violas, Violoncelos e contrabaixos.
Madeiras: Clarinetas, Flautas, Oboés e Fagotes.
Metais: Trompetes, Trompas, Trombones e Tubas.
Percussão: Tímpanos, Címbalos, Xilofones, Pratos, etc.


Fontes de pesquisa:
Elementos básicos da música por Roy Bennett (Coleção, cadernos de música da Universidade de Cambridge).
Música, descubra as conexões através de perguntas e respostas. (coleção conexões)
Vídeos retirados do you tube.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim. Diga o que acha, e ajude a transformar o blog a cada dia.