Entrevista com Bárbara Negrão.


Ei turma, tudo bem com vocês?  Quanto tempo não é mesmo. Em comemoração ao lancamento do livro Labirinto de Ilusões da autora Bárbara Negrão eu trago hoje para vocês uma entrevista com a autora, para que possamos matar a curisidade sobre seus livros. 



1. Ao o que, ou a quem você atribui a vontade de escrever livros? Autores? Histórias especificas? Familiares? Ou amigos?


Aos meus pais. Os dois sempre foram amantes de livros e desde pequena fui estimulada a ler. Desde os oito anos de idade crio pequenos contos que tenho guardados comigo até hoje. Então essa paixão pelos livros já é antiga.




2. Sabe-se que ultimamente grande parte dos livros publicados e que fazem sucesso estão relacionados a vampiros. Então, você decidiu que o seu livro contaria a historia de vampiros por saber que esse tema faz sucesso? Apenas por gostar? Ou uma junção dos dois?



Uma junção dos dois. Sempre fui apaixonada pelo sobrenatural então fiquei na dúvida se meu primeiro livro seria sobre vampiros ou sobre demônios. Optei pelos vampiros, pois era o que estava fazendo mais sucesso na época. Acabei me arrependendo um pouco, pois houve muitas comparações com outros livros e series de televisão.




3. Qual o seu maior desafio durante a escrita de Labirinto de espelhos? Em algum momento já pensou em desistir?



Não pensei em desistir em nenhum momento. Meu maior desafio é dar nomes aos personagens. Não consigo continuar escrevendo direito enquanto não acho o nome perfeito. E quando encontro, a estória flui com facilidade.



4. Como você se sentiu ao ver o livro impresso e publicado pela primeira vez?



Chorei. Kkkk... A primeira vez que vi o livro pronto, foi na bienal de São Paulo do ano passado (2014). Nossa, foi muita emoção. Um momento que vou levar para sempre comigo.



5. Como você vê o mercado editorial brasileiro, para autores nacionais?



Vejo que está crescendo e ganhando cada vez mais espaço. Ainda não conseguimos competir com livros internacionais que chegam aqui com uma publicidade esmagadora, mas um dia chegaremos lá. 



6. Qual foi a sua maior dificuldade em encontrar uma editora e o que mais te atraiu fazendo escolher a Novo Século? 



Minha maior dificuldade foi quando terminei de escrever o livro e pensei: E agora?
Então fui conversar com o Google....rs!
Procurei por editoras que tivesse mais ou menos o mesmo estilo do meu livro. Mandei o manuscrito para cinco delas, e obtive resposta de três. Optei pela Novo Século e assim nasceu Labirinto de Espelhos.



7. Quanto tempo você demorou para escrever Labirinto de espelhos? E labirinto de ilusões? 



Demorei 8 meses para escrever Labirinto de Espelhos. E 4 meses para escrever Labirinto de Ilusões.




8. Você julga um dos livros mais difícil de ser escrito do que outro? Se sim, porquê?



O segundo foi muito mais fácil de escrever, pois eu já sabia para onde queria conduzir os personagens na estória. E como eles já haviam sido apresentados para os leitores no primeiro livro, eu não precisei descrevê-los novamente. Isso ajudou bastante. E no primeiro livro eu precisei bolar toda a estória, criar todo um mundo novo e deixar tudo perfeito para que os outros dois livros se encaixassem perfeitamente para que tudo fizesse sentido na trilogia.



9. Sabemos que no meio dos leitores existem criticas negativas e positivas e que todo bom escritor precisa saber lidar com cada uma delas. Mas teve alguma critica que em algum momento te abalou? Se sim, qual?



Sim. Mas na verdade não foi uma critica direta. A revisão do livro infelizmente foi fraca. A editora se desculpou por isso e já corrigiu todos os erros para a segunda edição. Mas na primeira edição saíram algumas palavras juntas e letras trocadas. Isso mexeu bastante comigo no começo, pois eu queria um livro perfeito.
No final das contas 99% dos leitores não se importaram com isso, então eu acabei relevando. Infelizmente aconteceu.
Agora para o segundo livro eu fui muito rígida quanto a parte da correção que foi feita por 4 pessoas diferentes. Então neste livro não sairá nem uma vírgula fora do lugar.



10. O que você espera conquistar com a publicação de Labirinto de Ilusões? 



Espero que todos se apaixonem muito por ele. E espero que seja um sucesso. E não vejo a hora de lançar o terceiro volume e terminar a trilogia. 



11. Essa pergunta é um tanto precoce já que Labirinto de ilusões ainda está prestes a ser lançado oficialmente, mas já existe um possível nome para o terceiro livro?



Se chamará Labirinto..... hehehehe. Mas Labirinto do que ainda não posso revelar. A série toda começará com a palavra Labirinto.



12. Deixe um recado para os leitores.



Quero deixar aqui o meu muito obrigada e um enorme beijo para todos os leitores que se deixaram apaixonar por Labirinto de Espelhos e tenho certeza que vão amar ainda mais Labirinto de Ilusões.



Mil beijos.



Bárbara Negrão.


Comentários

  1. Ola Sefóra estou com o primeiro livro da autora e ainda não consegui ler, espero ler em breve e comprar esse lançamento que será um sucesso. Parabéns pela entrevista, uma pena a primeira edição não sair 100% na revisão, Sucesso a Barbára em seu novo livro. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Gostei das suas perguntas, pois podemos conhecer tanto a personalidade como as inspirações de Bárbara.
    Amei a simpatia e consigo imaginar ela chorando ao ver o livro publicado. Eu também faria isso.
    Sucesso para ela.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Adorei a entrevista, tanto suas perguntas que foram bem pertinentes, quanta as respostas super simpáticas da autora.
    Super me identifiquei com ela, quando diz que não consegue seguir sem dar os nomes para os personagens, também sou assim, travo se não dar nomes aos meus personagens.
    Mas não sei se o livro dela é meu estilo de leitura sabe, vou pesquisar melhor, mas mesmo assim torço muito por ela e que faça muito sucesso entre o público que curte o gênero que ela escreve o/

    ResponderExcluir
  4. Nossa que legal! Adorei a entrevista e é sempre muito bom conhecer mais dos autores, principalmente os nacionais que vem crescendo no mercado.
    Eu ainda não conhecia a autora, mas só de saber que tem vampiros....eu estou dentro da leitura!
    Sucesso!
    Um abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  5. Nossa que legal! Adorei a entrevista e é sempre muito bom conhecer mais dos autores, principalmente os nacionais que vem crescendo no mercado.
    Eu ainda não conhecia a autora, mas só de saber que tem vampiros....eu estou dentro da leitura!
    Sucesso!
    Um abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  6. Oii!

    Já vi a autora em alguns eventos e ela é uma fofa!
    Ainda não li a obra e confesso que não tenho tanta vontade pq eu não curto vampirismo, mas ela tem que relaxar. Infelizmente, querendo ou não é muito difícil não comprarar as obras hoje em dia.

    As perguntas foram muito bem elaboradas e as respostas pertinentes. Gostei!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Ahhh, que legal. Não conhecia a autora e adoro entrevistas. Fiz uma recentemente e foi demais! Acho bom que o mercado editorial brasileiro esteja crescendo tanto... temos que valorizar nossos escritores. Acho que eu também ficaria muito mexida e também iria querer um livro perfeito, afinal, um livro escrito pela pessoa é tipo um filho hahahaaha
    Adorei as perguntas.
    -Mari

    ResponderExcluir
  8. Amiga achei bem legal a sua entrevista com a autora
    Nunca li nada dela, mas espero poder ter a oportunidade, porque todos comentam muito bem
    sobre suas obras. Estou para postar também uma entrevista que a Kétrin fez e a divulgaçào para ajudar a autora.
    Espero poder fazer isso em breve, porque estou devendo isso.
    Mas adorei conhecer um pouco mais sobre a Barbara e espero que ela venha ainda fazer muito sucesso pela frente xD

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-paralelos.html

    ResponderExcluir
  9. Oi, Séfora, tudo bem?
    Estou com muitas expectativas em ler o primeiro livro da autora, mas ainda não tive oportunidade. Já faz um tempinho que fiquei sabendo do seu trabalho, ela é bastante vista nos meus círculos sociais. Amei a entrevista, deu para conhecer um pouquinho mais sobre ela, além de mostrar o quanto é simpática.

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá!!!
    Não conhecia a autora e é muito bom saber um pouco mais, saber quais são as inspiração, tempo e pensamentos que tem no processo de crianção de um livro, parabéns pela entrevista. Desejo todo sucesso para a trilogia.

    Beijos
    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  11. Oen gente, ela é uma fofa, estou louca para ler algum livro dela!!! ela é super simpática, adorei a entrevista! não sabia que ela havia chorado quando viu o livro pronto, tem como ser mais fofa???

    ResponderExcluir
  12. Oii,
    Que legal a entrevista! É uma oportunidade ótima, para a autora e para nós leitores, já que como ela disse, os livros internacionais chegam com uma publicidade esmagadora, os autores brasileiros merecem ser reconhecidos também. Não conhecia nem ela nem o livro, então foi muito legal a oportunidade!
    Xx

    ResponderExcluir
  13. Legal o que ela falou por ter decidido por vampiros e depois ter tido comparações pois as pessoas realmente fazem isso. Mas o mais legal é ela ter continuado com a trilogia e ter tido um aceite pois de cinco editora teve resposta de três isto é de grande valia! E espero que continue crescendo as possibilidades para autores nacionais.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia a autora e adorei a capa do Labirinto de Espelho. Amei as perguntas e as respostas, ela me pareceu bem simpática!!! Quero ler mais sobre os livros porque já fiquei interessada!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sefora! Menina, faz tempo que nçao venho por aqui né?
    Bom, sua entrevista está super legal e foi bom conhecer a autora um pouco mais. Li o livro dela ano passado e estou bem curiosa para conhecer a continuação, pois a obra ficou mega linda

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  16. Oi Séfora, a Bárbara é muito querida, né? eu já li o livro dela e me apaixonei pela trama, estou esperando ansiosamente para ler a continuação. Amei a entrevista, ela sempre muito cativante e sincera!

    Beijos

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-sombra-da-figueira.html

    ResponderExcluir
  17. Oiee ^^
    "Labirinto de espelhos" é um dos primeiros livros da minha listinha de desejados, só vejo resenhas positivas sobre ele, sem contar que a capa é linda ♥ Uau, 4 meses SÓ? Fiquei impressionada agora...haha' a autora devia estar inspirada, estou doida para ver o trabalho dela ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Adoro ver entrevista com autores. Ainda não conhecia a Bárbara, mas achei ela super meiga. Não conhecia o livro e já vou dar uma pesquisada a mais sobre ele, concordo que os autores nacionais devem ser mais reconhecidos. Temos grandes talentos por aqui. Parabéns pela entrevista!

    Beijos,
    Andy!
    http://quotesperdidos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Eu amo entrevistas com autores. Eu já tinha visto esse livro,mas nunca nada sobre a autora. E nessa entrevista dá pra conhecer um pouquinho dela, do modo escreveu o 1º e o 2º livros. Isso é muito bom, nos deixa um pouquinho mais perto deles, e abre mais ainda nosso leque de livros nacionais. Parabéns, e sempre que possível faça mais entrevistas. Só um dica, se puder edite o post depois, deixe menos espaço entre as frases, acho que melhora a estética. ;)


    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  20. Olá,

    Sigo a Bárbara no insta e vejo o quanto os leitores gostaram do primeiro livro da trilogia, ainda li. E por se tratar de vampiros já entrou na minha wishlist.
    Adoro ler entrevista com os autores, assim podemos conhece-los melhor.
    Achei uma pena a revisão não ter sido boa, odeio encontrar erros banais nos livros.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Não conhecia o livro e nem a autora, mas já fiquei interessada pela livro. Adorei saber mais sobre a autora e sobre o processo de criação de sua história. Com certeza quero conferir. Desejo muito sucesso para a autora.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  22. Olá!!

    Eu já li Labirinto de Espelhos, inevitavelmente associei a outros como a autora citou, mas o livro é muito bom e a autora escreve muito bem!
    As capas são incríveis!
    E sobre os erros na revisão, é mais comum do que imaginamos! rs

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  23. Nunca tive vontade de ler essa série da autora exatamente por terem vampiros no enredo, devem incomodar um pouco essas comparações, mas com um assunto tão em evidência não tem muito como fugir disso. Nunca tinha ouvido falar de alguém ter um bloqueio quando não encontrava nome para um personagem! rs... Imagino que o primeiro livro seja mesmo o mais complicado de escrever. Erros de revisão me incomodam muito, que bom que isso foi corrigido na segunda edição e que ela pegou no pé pro segundo livro sair perfeito. Desejo muito sucesso a ela!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  24. Achei muito bacana a entrevista. Sabe que eu não tinha interesse em ler a obra quando li uma resenha fazendo diversas comparações com Crepúsculo? Talvez nesse momento eu até lesse, pois a autora foi tão simpática nas respostas, que preciso conhecer seu trabalho. E adorei saber que ela se preocupa com a revisão dos livros, acho isso muito importante.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  25. eu conheci o primeiro livro meio que por acaso. Labirinto de espelhos apareceu como sugestão para mim na saraiva online e eu fiquei bem curiosa e fui atras de uma resenha. Ainda não consegui ler o livro, mas espero mudar isso o quanto antes. Adorei saber mais da autora e dos livros. Esse lance da revisão é bem complicado e quanto tem muitos erros acabam tirando um pouquinho o brilho da obra - mas se a história prende, eu acabo não dando muita bola. Mas super entendo a autora de querer um livro perfeito e que bom que no segundo tiveram mais cuidado :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  26. Oi! Ótima entrevista, adorei as perguntas.
    Realmente é complicado escrever uma história com a temática de vampiros atualmente... na verdade, era ainda mais na época do lançamento do livro da Barbara. É impossível evitar as comparações e isso acaba fazendo com que as pessoas não aproveitem realmente a história.

    Desejo muito sucesso à autora :D
    bjs - Sonhos em Tinta

    ResponderExcluir
  27. Olá! Amei conhecer a escritora! Desejo muito sucesso para ela. Que seus livros sejam cada vez mais reconhecidos! Amei os livros, gosto da temática de vampiros. E quanto mais livros assim melhor!sim, sou fã mesmo do gênero sobrenatural rsrsrs beijos!
    http://www.livrosepergaminhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Ei Séfora!
    Parabéns pela entrevista, muitas perguntas boas! Mas fiquei com a dúvida se parece mais com Crepúsculo ou com outros tipos de vampiros... mais adultos. A capa ficou linda, compraria sem dúvidas!!!
    bjss flor
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oii, tudo bem?

    Acho que é a primeira entrevista que leio com a autora. Já li algumas resenhas desse primeiro livro dela, confesso que vampiros não é muito o que gosto de ver não, gosto mais de filmes com eles, mas pelas resenhas que li a história parece ser bem bacana. Desejo todo sucesso do mundo nesse segundo lançamento e que venha logo o terceiro e que ele feche essa trilogia com chave de ouro.
    bjs

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Eu já tinha visto o livro "Labirinto de Espelhos" por ai, mas nunca soube que se tratava de vampiros, achei bem legal, agora que a moda vampiro passou, é mais fácil apreciar historias com eles kkk.
    Espero mto sucesso pra autora, fiquei bem curiosa pra ler os livros!
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim. Diga o que acha, e ajude a transformar o blog a cada dia.