17 setembro 2016

Trabalho voluntário. O que é? Como? Onde? Quando?

Tive a ideia de criar esse post porque tenho visto muita gente com dúvidas sobre o que é um trabalho voluntario, como fazer, quando fazer e onde fazer. Então para que possamos esclarecer um pouquinho essas dúvidas, aqui vão algumas informações simples e rápidas.


O que é? : Fazer trabalho voluntario nada mais é do que dedicar algumas horas do seu dia, semana, mês ou até mesmo ano para trabalhar em algum lugar sem remuneração. Mas eu não estou falando de trabalhar para um empresa que gera lucros e vai apenas se aproveitar da sua força de trabalho. Estou falando de trabalhar para ONG e para instituições de Caridade que realizam trabalhos sociais. Esse tipo de lugar sempre precisa de pessoas para ajudar em coisas simples como brincar com crianças, ajudar na cozinha, contar histórias para idosos entra outras atividades que você pode escolher de acordo com a necessidade do local. 

Como fazer: Como eu já disse a cima, você escolhe como fazer o trabalho voluntário de acordo com as suas habilidades e com o que o lugar precisa. Você pode fazer algumas pesquisas rápidas e simples para saber melhor como as atividades de cada lugar são desempenhadas. 

Onde fazer: Vou deixar aqui o link do centro de voluntariado de São Paulo e do site Setor 3, nesses sites você pode encontrar diversas vagas de trabalho voluntario e tirar outras duvidas que possam vir a surgir. Você escolhe o lugar e entra em contato para ver se eles possuem vagas e do que precisam, é muito difícil um local que não esteja precisando de algum tipo de ajuda. 



Quando fazer: Você escolhe, você tem total disponibilidade para fazer no horário que quiser e por quantas horas quiser, então não tem desculpas de que não tem tempo, da para fazer a noite, nos fins de semana, enfim, o horário que você puder. Só não se esqueça de verificar os horários da instituição que você escolher. 

Por que fazer: Vamos agora falar dos motivos para se fazer um trabalho voluntário, primeiro, a satisfação pessoal de cativar um sorriso, de ajudar outro ser humano, saber que se está fazendo o bem para alguém de contas, não adianta pedir por um mundo melhor e não fazer nada para mudar. As ONG'S são ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS, basicamente, elas não recebem apoio do governo, o governo pode ajudar, mas isso não quer dizer que ajude, geralmente elas sobrevivem através de empresas privadas, doações e trabalhos voluntários, por tanto, precisam muito de ajuda.  Alguns outros motivos para fazer trabalho voluntário é que, se você for estudante de alguma universidade isso vai lhe dar várias horas complementares, se você está procurando um emprego fazer trabalhos voluntários pode dar uma bela turbinada no seu curriculum

Então, procure as instituições da sua cidade, pesquise e não perca mais tempo, mas ajudar alguém que precisa. 
Segue dois sites para quem quer entender mais e encontrar lugares para fazer trabalhos voluntários: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim. Diga o que acha, e ajude a transformar o blog a cada dia.